Carreta da Saúde produzida pela Fleximedical leva mamografia e exames preventivos a quilombolas

No início do ano de 2021, a Fleximedical entregou a Carreta da Saúde de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino, totalmente customizada e equipada para atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Goiás.

A Unidade Móvel, vinculada à Policlínica de Regional Posse, percorre cidades do Nordeste Goiano e, agora, está na cidade de Cavalcante para atender mulheres das comunidades distantes dos grandes centros urbanos.

Cavalcante está localizada no extremo Norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, território que abriga o Quilombo do Calunga, primeiro território quilombola reconhecido pela Organização das Nações Unidas.

Segundo a diretora da Policlínica, a enfermeira Silvana Jardinismo, o objetivo é proporcionar exames e atenção especializada às populações diferenciadas. “Nossa meta é facilitar esse tipo de exame, como mamografia, para mulheres que teriam maior dificuldade para chegar a locais onde seja feita a regulação para esse tipo de procedimento”, comenta.

Estão sendo realizados mais de 30 mamografias, além de exames Papanicolau em pessoas como Edilene Henrique Barbosa, quilombola de 41 anos. Casada e mãe de dois filhos, fez pela primeira vez o exame graças à ação da Carreta da Saúde.

Outras mulheres da região relatam que aguardavam para fazer a mamografia uma vez que precisariam se deslocar até Brasília, Goiânia ou Anápolis para fazer o exame.

É a Fleximedical democratizando o acesso à saúde.

Saiba mais sobre nossas unidades móveis.

 

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás e foto do Instituo Cem

 



Deixe um comentário

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
Abrir WhatsApp
Podemos ajudar?
Seja bem vindo a Fleximedical.
Como podemos ajudar?