Honsha.org e Fleximedical

Com o objetivo de avançar em nossos processos de melhoria contínua, realizamos uma parceria com o Honsha.org, uma Consultoria Lean com forte reputação em transformar negócios por meio da aplicação da filosofia TPS/Lean aprendida na Toyota.

 

A implantação da cultura Lean na Fleximedical aconteceu fortemente concentrada em nossa fábrica. O ponto de partida foi o “GEMBA WALK”, uma análise do “chão de fábrica” em que foi realizado um feedback instantâneo sobre a condição atual de nossa unidade. As próximas etapas reuniram a conscientização da liderança; a avaliação Lean; workshops e treinamentos; coaching e implementação.

 

“Nossa expectativa, de uma maneira geral, era otimizar a organização de nossa fábrica em principalmente, “desenhar” os processos de produção de forma mais minuciosa com um olhar externo atento aos detalhes que poderíamos não estar vendo”, explica a diretora de projetos e arquiteta da Fleximedical, Julia Adati.

 

Para Julia, os resultados foram muito além do imaginado, tendo destaque a revisão do layout da fábrica, a diminuição do espaço de almoxarifado, o treinamento da liderança de fábrica para perpetuação da cultura Lean, o redesenho do fluxograma de produção (VSM), o levantamento do LEAD TIME dos processos de produção e entrega de fornecedores,  além da otimização de alguns processos com a padronização e pré-fabricação de itens. “Há uma mudança para melhor a olhos vistos no espaço da fábrica da Fleximedical”, explica Julia.

 

Outro ponto alto do processo foi a mudança no modo de pensar da liderança da fábrica. Preocupados em manter os princípios aprendidos, seguem realizando o ritual de ASAKAI e levantando os “por quês” dos problemas que surgem.

 

Em 2022, uma nova etapa deve ser iniciada com o Honsha, desta vez, focada no escritório por meio do Lean office.



Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
Abrir WhatsApp
Podemos ajudar?
Seja bem vindo a Fleximedical.
Como podemos ajudar?